segunda-feira, 30 de abril de 2012

Apistogramma cacatuoides


Nome científico: Apistogramma cacatuoides
Nome popular (in): Cockatoo cichlid
Nome popular (pt-br): Apistograma cacatuoides

Família: Ciclidae
Distribuição geográfica: América do Sul (Bacia Amazônica)
Comportamento: Peixe territorial com membros do mesmo gênero. Vive bem em em casal.
Tamanho adulto: 8 cm
pH: 6,0 a 7,5
Temperatura: 23 a 29 °C
Diformismo sexual: O macho é maior, possui um colorido mais intenso e os primeiros raios da nadadeira dorsal mais desenvolvido.
Aquário mínimo recomendado: 40 litros
Alimentação: Ração, patê, artêmia salina, branchonetas, tubifex, minhocas, etc.
Caracteríticas: Os machos têm o corpo castanho amarelado, sendo mais escuro na parte de cima e bem mais claro na de baixo. Parte inferior da cabeça é quase branca e o inicio do abdômen apresenta uma forte coloração amarela. Apresenta um a faixa longitudinal escura cortando o corpo ao meio.
A barbatana dorsal, tem os três ou quatro primeiros raios bem alongados e termina de forma bem pontuda; sua cor pode variar (dependendo da região que habita o peixe) de um laranja pálido a um vermelho vivo e intenso. A caudal acompanha a cor predominante da dorsal com algumas pequenas manchas escuras; a anal e praticamente transparente e a barbatana peitoral que na maioria das vezes também é transparente, tem sua base de um laranja avermelhado e seu primeiro raio um pouco mais comprido. Alguns machos, podem ter coloração também nas barbatanas anal e peitoral; criou-se assim uma designação usual para esses, dependendo da barbatana, como os “Triple-Red” ou “Double-Red”. As fêmeas que são visivelmente menores que os machos; têm o corpo e todas as barbatanas castanho amarelado. Apresentam duas faixas escuras uma longitudinal que corta o corpo ao meio e a outra, uma pequena faixa que sai de trás dos olhos e vai em direção as barbatanas peitorais.

Reprodução: Ovípara, a reprodução em cativeiro é bastante fácil, desde que lhes sejam fornecidas as condições básicas para tal. A fêmea deposita seus ovos no local escolhido, normalmente uma toca de pedras ou cavada sob um tronco e logo em seguida o macho faz a fertilização. A eclosão se dá em aproximadamente 96 horas. Tanto ovos quanto alevinos são sempre muito bem cuidados pela mãe.

_____________
Fontes: Portal AqOL e Aquaflux