terça-feira, 8 de maio de 2012

Betta splendens


Nome científico: Betta splendens
Nome popular (in): Siamese fighting fish
Nome popular (pt-br): Beta

Família: Macropodusinae
Distribuição geográfica: Sudeste Asiático
Comportamento: Macho territorial com membros da mesma espécie enqunato que a fêmea é pacífica.
Tamanho adulto: 8 cm
pH: 6,2 a 7,5
Temperatura: 25 a 29 °C
Diformismo sexual: O macho possui as nadadeiras mais desenvolvidas.
Aquário mínimo recomendado: 30 litros
Alimentação: Ração, patê, artêmia salina, branchonetas, tubifex, insetos, etc.
Caracteríticas: Há muitos mitos ao redor deste belíssimo peixe, primeiramente por ser conhecido como peixe de briga e por encontrarmos eles em copos ou minúsculos aquários. Mesmo sendo um peixe territorial, pode ser mantidos em aquários de diversar altura e com outras espécie. Ele possui a capacidade de respirar o ar atmosférico, graças ao labirinto - órgão responsável por fazer o ar atmosférico passar muito próximo à corrente sanguínea e proporcionar as trocas gasosas por meio da difusão - isso pode ser sinal de pouco oxigênio dissolvido na água. Para manter com tranquilidade mais de um macho dentro do mesmo ambiente sem que tenha constantes brigas por território é necessário uma área de 1,50m² e muita plantas.
As fêmeas são pacíficas, mas se mantidas com outras da espécies criam um hieraquia onde a dominante torna-se agressiva com as demais, principalmente se houve um número de indivíduos menor que cinco.
Reprodução: Ovípara, durante a época de reprodução os machos defendem seu território formado ao redor de um "ninho-bolha", que eles próprios constroem e mantêm. As fêmeas visitam os machos que as cortejam até estas libertarem os ovos. Em seguida e após a fertilização, os machos colocam os ovos no ninho e expulsam as fêmeas do território e continuam defendendo até os alevinos sairem dos ovos. É muito importante que antes da reprodução o macho receba uma alimentação muito rica em proteína, já que, enquanto ele estiver cuidando do ninho ele para de se alimentar.

_____________
Fontes: Portal AqOL e Betta Brasil